Marcha de Apoio aos Tupinambás Serra do Padeiro – Bahia

Convite para participar na Marcha dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica «Em defensa das terras sagradas dos Tupinambá», do 14 á 16 de março em Aldeia Tupinambá Serra de Padeiro, Buerarema, Bahia, Ileus, Brasil.
 

 
 
Irmãos da Terra,
 
Muitos já sabem como está a situação das e nas Terras Sagradas Indígenas. A poucos dias recebemos a notícia de que a Aldeia Tupinambá Serra do Padeiro foi invadida por Policiais Federais e Força Nacional novamente (ou seja, a história se repete: https://www.youtube.com/watch?v=EP3pnc8wb1s / https://www.youtube.com/watch?v=ITjo1vY7CRA). 
 
O confronto foi intenso e cheio de arbitrariedades. Uma criança foi sequestrada e depois de mais de 5 dias longe de sua casa foi devolvida. Após visita da TEIA em solidariedade a nossos irmãos Tupinambá decidimos realizar uma Marcha em defesa da Terra Sagrada dos Tupinambás Serra do Padeiro.
 
As Terras Indígenas precisam ser respeitadas! Assim, nós da Teia Agroecológica dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica convidamos todos os grupos, povos e movimentos a Marchar conosco!
 
Pedimos a todos que quiserem ajudar a Marcha e Luta que auxiliem com divulgação e mobilização de grupos que queiram participar, doações de alimento, doações de valores, mesmo que «pequenos», para auxiliar na realização desse ato de solidariedade com nosso Povo Tupinambá e criação de Unidade entre os povos.  Também aceitamos apoio, mensagens, vibrações e orações para apoiar @s Guerreir@s que estão na Luta e também os que vão participar da Marcha.
 
Pedimos que os que participam de redes e ações em comunidades que estão vivendo conflitos articulem e mobilizem as lideranças, mesmo que de outros estados, para participar e colaborar nessa vivência de Unidade.
 
Abaixo segue orientações para a participação e mobilização de outros e Programação:
 
Informes importantes:
 
– Os grupos que irão participar da Marcha devem se organizar para chegar a São José, município depois de Buerarema- Bahia, até 11h. É importante que os grupos se estruturem com água e algum lanche que possam comer antes de marchar. Pois, devemos almoçar-jantar na Aldeia; 
– São 2h30 de Marcha;
– Os coletivos devem se organizar em torno de transporte e arrecadação de alimentos;
– Todos devem levar barraca e colchão e Kit alimentação (prato, caneca, talher);
– Não é permitido na aldeia álcool e outras drogas (recomendação do Cacique Babau que os participantes respeitem isso);
 
Programação
 
Dia 14 
Chegada a São José pela manhã e Marcha rumo a Aldeia
Montagem de acampamento
Noite: Contação da História da Luta dos Tupinambás
 
15 de março
Farinhada;
plantio de 2 hectares de cacau orgânico;
Plantio de sementes crioulas;
Noite: Construção de encaminhamentos para as lutas e a unidade.
 
16 de março
Ritual e Celebração; Retorno às 14h.
 
Qualquer dúvida entre em contato com o e-mail jornadadeagroecologiadabahia@gmail.com ou pelos telefones 73 8141 5528 (claro)/ 9133 4104 – tim/ 9819 0706 – vivo.
 
Somos Uno com o Universo, Somos Todos Tupinambá Serra do Padeiro!

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.